A rodada de negociação entre a representação dos bancários e a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), realizada nesta segunda-feira (24), foi encerrada sem que os bancos apresentassem uma proposta econômica para a categoria.
Diante da ausência de uma proposta concreta, uma nova rodada foi remarcada para esta terça-feira (25), às 9h. Antes da retomada das negociações, será realizada uma palestra sobre a proposta de jornada 4×3, tema que vem ganhando espaço no debate sobre a organização do trabalho e a qualidade de vida dos trabalhadores.
Durante a reunião, a Fenaban voltou a apresentar argumentos relacionados à concorrência no setor bancário, utilizando o cenário competitivo entre as instituições como justificativa para sua posição nas negociações.
Para a representação dos trabalhadores, entretanto, a discussão sobre reajuste precisa considerar a realidade econômica do setor. Neste ano, a definição do índice está ainda mais relacionada à rentabilidade das instituições financeiras do que simplesmente aos lucros apresentados pelos bancos.
O presidente do Sindicato dos Bancários do Amazonas, Nindberg Barbosa dos Santos, representando a Federação dos Bancários do Norte e Nordeste, enfatizou que os bancários precisam ser valorizados pelos lucros, resultados e rentabilidade que produzem para o sistema financeiro.
“Encerramos mais uma rodada sem uma proposta econômica, e isso demonstra que ainda temos um caminho importante pela frente. Os bancos continuam apresentando o argumento da concorrência, mas precisamos lembrar que a categoria bancária também é responsável pelos resultados e pela rentabilidade dessas instituições. Por isso, não podemos discutir reajuste olhando apenas para os lucros, mas principalmente para a capacidade de rentabilidade do sistema financeiro e para aquilo que os trabalhadores efetivamente produzem. Amanhã estaremos novamente na mesa, às 9h, com disposição para negociar, mas também com firmeza para defender uma proposta que valorize os bancários e reconheça a sua contribuição para o setor.”
Nova rodada
A negociação continua nesta terça-feira (25), às 9h. A representação dos bancários retorna à mesa com a Fenaban para buscar avanços concretos e cobrar uma proposta econômica que contemple as reivindicações da categoria.
Enquanto isso, a mobilização dos trabalhadores permanece fundamental para pressionar os bancos e garantir que a negociação avance em direção à valorização dos bancários. Só a união fortalece a luta!






