Fenaban mantém contraproposta e CEBNN/CONTEC recomenda GREVE GERAL

Fenaban mantém contraproposta e CEBNN/CONTEC recomenda GREVE GERAL
A tentativa da Comissão Executiva Bancária Nacional de Negociação - CEBNN/CONTEC de uma contraproposta melhorada por parte da Fenaban foi frustada. Os bancos mantiveram a contraproposta apresentada na segunda-feira (29/8) de reajuste salarial de 6,5%, abono de R$ 3.000,00 e PLR nos moldes da última Convenção Coletiva assinada.
“Não podemos aceitar um índice que sequer repõe a inflação do período. Os bancários contribuem muito para os lucros dos bancos, não podem descartar nosso trabalho com uma oferta tão baixa", avaliou o presidente da CONTEC e coordenador da CEBNN, Lourenço Prado.
Durante todo o dia de ontem, a CEBNN/CONTEC tentou a construção de uma nova contraproposta por parte da entidade patronal. O que não foi possível.
A CEBNN/CONTEC orienta às entidades sindicais, para a convocação das Assembléias da categoria para deliberar a possibilidade de greve, caso os bancos não apresentem nova proposta.
Para tanto, é fundamental que as entidades publiquem o edital de ASSEMBLEIA GERAL para esta quinta-feira (01/09) para avaliar a contraproposta FENABAN e deliberar sobre a GREVE GERAL a partir das 00h do dia 6 de setembro.
A CEBNN/CONTEC ressalta que cada sindicato deve observar as regras estabelecidas em seu estatuto, para que não haja questionamento sobre a legalidade das ações da categoria.
A greve geral dos bancários não é um desejo da categoria. No entanto, com a manutenção da contraproposta patronal e a inflexibilidade dos bancos em melhorá-la não restou outro caminho aos bancários senão uma pressão necessária como a paralisação dos serviços bancários.
Comissão Executiva Bancária Nacional de Negociação - CEBNN/CONTEC