BRANCO E ROXO SE UNEM PARA UM JANEIRO DE PREVENÇÃO À SAÚDE MENTAL E À HANSENÍASE

 

BRANCO E ROXO SE UNEM PARA UM JANEIRO DE PREVENÇÃO À SAÚDE MENTAL E À HANSENÍASE

Saúde Mental

O começo de um ano é o momento ideal para traçar metas, tomar decisões, fazer planos e colocá-los em prática. Dos mais comuns estão praticar uma atividade física, fazer um check-up e aderir a uma alimentação mais saudável. No entanto, além da saúde física, a busca por saúde mental é fundamental para conquistar uma vida equilibrada e saudável.

Para começar o ano novo com a saúde mental em dia, o psiquiatra Raimundo Melo, diretor clínico do Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto (HSM), do Governo do Ceará, ressalta que saúde mental é um estado de bem-estar emocional e psicológico, que envolve autonomia para cuidar de si, tomar suas próprias decisões, saber se relacionar socialmente com as pessoas em geral, saber quem ela é e se situar perante o outro. “Uma saúde mental preservada depende, primeiramente, de acesso às necessidades básicas, como, moradia, alimentação, trabalho, cultura, transporte e saúde. As relações sociais também devem ser estáveis, seguras e acolhedoras”.

Quando algo não vai bem e começa a surgir o sofrimento emocional e psíquico, a primeira recomendação é pedir ajuda aos mais próximos, aos familiares, amigos e, quando necessário, aos profissionais da área. “É importante reconhecer o problema, não sofrer sozinho. Um sofrimento psíquico não tratado pode virar crônico e trazer impactos no dia a dia da pessoa, com baixo rendimento na vida profissional, nos estudos e nos relacionamentos. É comum a pessoa querer se isolar, romper com relacionamentos, pedir demissão quando teria direito a um auxílio-doença, ficando vulnerável aos diversos contratempos da vida se o problema não for tratado”, orienta o psiquiatra.

Outra dica importante para buscar o equilibro emocional e cuidar melhor da saúde mental é evitar os exageros. “Se dormir pouco, passar a noite acordado, vai sentir irritabilidade, ter falta de concentração, redução de memória e mal humor. Muitas horas no celular, utilizando jogos e redes sociais, também é prejudicial, pois causa dependência. O ideal é não se exceder em nenhuma atividade, nem mesmo no trabalho ou no estudo. Os momentos com a família e com os amigos devem fazer parte da rotina. O lazer é fundamental para relaxar o corpo e a mente, além de renovar as energias”, recomenda.

A psicóloga Marleide Oliveira, que atende crianças e adolescentes no Núcleo de Atenção a Criança e Adolescente do HSM, explica que é necessário buscar equilíbrio entre as emoções e as ações. “Trata-se de um estado de bem-estar em que a pessoa é capaz de lidar com situações adversas, reconhecer seus limites e trabalhar suas potencialidades. Para uma saúde mental equilibrada, é necessário adquirir uma boa rotina de sono, ter hábitos saudáveis e cultivar passatempos socioculturais. A psicoterapia também ajuda muito o indivíduo a compreender suas emoções, restabelecer sua autoestima, conferindo-lhe mais autonomia.

O primeiro mês do ano é dedicado a conscientização dos cuidados com a saúde mental. A campanha janeiro branco é voltada para a população em geral. Para ajudar as pessoas a manter a saúde emocional em dia, a psicóloga reforça algumas atitudes que devem ser colocadas em prática:

Exercite-se
Durma bem
Mantenha uma alimentação saudável
Melhore seu convívio social, interagindo mais com as pessoas
Mantenha pensamentos positivos
Busque motivação para a vida
Controle as emoções
Estimule a cognição, através de leituras, documentários, passeios e conversas
Procure profissionais da área

HANSENÍASE

O que é hanseníase ?

Também conhecida como lepra ou mal de Lázaro, a hanseníase é uma doença infecciosa, contagiosa, que afeta os nervos e a pele e é causada por um bacilo chamado Mycobacterium leprae.

Sinais e sintomas:

· sensação de formigamento, fisgadas ou dormência nas extremidades;
· manchas brancas ou avermelhadas, geralmente com perda da sensibilidade ao calor, frio, dor e tato;
· áreas da pele aparentemente normais que têm alteração da sensibilidade e da secreção de suor;
· caroços e placas em qualquer local do corpo;
· diminuição da força muscular (dificuldade para segurar objetos).

Como se transmite?

Os pacientes sem tratamento eliminam os bacilos através do aparelho respiratório superior (secreções nasais, gotículas da fala, tosse, espirro). O paciente em tratamento regular ou que já recebeu alta não transmite. A maioria das pessoas que entram em contato com estes bacilos não desenvolve a doença. Somente um pequeno percentual, em torno de 5% de pessoas, adoecem. Fatores ligados à genética humana são responsáveis pela resistência (não adoecem) ou suscetibilidade (adoecem). O período de incubação da doença é bastante longo, variando de três a cinco anos.

Como tratar?

A hanseníase tem cura. O tratamento é feito nas unidades de saúde e é gratuito. A cura é mais fácil e rápida quanto mais precoce for o diagnóstico. O tratamento é via oral, constituído pela associação de dois ou três medicamentos e é denominado poliquimioterapia.

Como se prevenir?

É importante que se divulgue junto à população os sinais e sintomas da doença e a existência de tratamento e cura, através de todos os meios de comunicação. A prevenção baseia-se no exame dermato-neurológico e aplicação da vacina BCG em todas as pessoas que compartilham o mesmo domicílio com o portador da doença. (Fonte: Ministério da Saúde)

Sindicato dos Bancários do Amazonas - SEEB-AM
Rua Leonardo Malcher, 762, Centro, Manaus - AM
CEP: 69010-170

E-mail: seebam@uol.com.br
Tel.: (92) 3215-2420
        (92) 3215-2424