Greve dos bancários tem adesão de 65% das agências no Amazonas

Manaus - Greve dos bancários tem adesão de 65% das agências no Amazonas
Após o início da greve dos bancários em todo o país, iniciada na terça-feira (6), 65% das agências bancárias no Amazonas estão fechadas, segundo o Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários no Amazonas (Seeb-AM). Cerca de 1.200 bancários estão parados. A greve ocorre por tempo indeterminado.

Segundo o Seeb-AM, a categoria reivindica melhorias salariais, são elas: reposição da inflação nos últimos 12 meses (de 9,75%) e ganho real de 5%.

 Ao G1, o presidente do sindicato Nindberg Santos afirmou que 100% das agências da Caixa Econômica Federal e do Banco da Amazônia estão fechadas em Manaus. Ele afirmou ainda que 70% das agências do Banco do Brasil estão em greve, e que todas as agências dos bancos privados no Centro, que são 16 no total, estão com os serviços suspensos.

No Amazonas, já somam 65% das agências fechadas, com cerca de 1.200 bancários paralisados, segundo Nindberg. Ele afirmou ainda que 35% dos bancos no interior estão paralisados nas cidades de Parintins, Itacoatiara, Maués, Manacapuru, Iranduba, Humaitá e Presidente Figueiredo.

Segundo o presidente do sindicato, uma nova reunião da categoria deve acontecer nesta sexta-feira (9). "Vamos ver o que eles vão apresentar na sexta, até lá a greve continua”, afirmou.

A proposta da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) - rejeitada pelos bancários de todo país - é de reajuste de 6,5%  sobre os salários, a PLR e os auxílios refeição, alimentação, creche, e ainda abono de R$ 3 mil. Para os trabalhadores, a aceitação da proposta representaria perdas de 2,8% para cada bancário.

A categoria também alega que enfrenta insegurança em várias agências e diz que é alto o número de empregados demitidos. Segundo dados do Seeb-AM, foram demitidos 131 bancários em agosto deste ano.

Atendimento
Em nota, a Federação lembra que os clientes podem utilizar os caixas eletrônicos para agendamento e pagamento de contas (desde que não vencidas), saques, depósitos, emissão de folhas de cheques, transferências e saques de benefícios sociais.

Nos correspondentes bancários (postos dos Correios, casas lotéricas e supermercados), é possível também pagar contas e faturas de concessionárias de serviços públicos, sacar dinheiro e benefícios e fazer depósitos, entre outros serviços.

Fonte:G1 Amazonas

Sindicato dos Bancários do Amazonas - SEEB-AM
Rua Leonardo Malcher, 762, Centro, Manaus - AM
CEP: 69010-170

E-mail: seebam@uol.com.br
Tel.: (92) 3215-2420
        (92) 3215-2424